terça-feira, 21 de maio de 2013

Irlanda - Bora' lá?



TERRAS VERDES...
ILHA DAS ESMERALDAS...
ST. PATRICK'S DAY...
LEPRECHAUN....

Quem nunca ouviu falar esses termos quando se refere á Irlanda?!


Pois bem, curiosa como sou, pesquisei sobre o país na nossa querida internet e juntei informações de pessoas que conheço que estão lá.
O verde em praticamente todo o território
Basicamente a Irlanda (Ireland) é um Estado da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima, mais conhecida Ilha das Esmeraldas por causa do verde da vegetação. (o verde vai acabar virando a minha cor favorita, pois tudo lá é relacionado ao verde). Vai dar para entender melhor pelo mapa ao lado.

Informações relevantes:
LÍNGUA OFICIAL:  Inglês 

O sotaque carregado da Irlanda dá ao idioma um ar de inglês diferente. O gaélico (irish - língua irlandesa)  ainda é ensinado nas escolas mas já é considerada uma língua extinta. Apenas pessoas de mais idade ou de vilas rurais  ainda usam.

CAPITAL: Dublin (é pra lá que vou)

MOEDA: Euro



FUSO HORÁRIO (em relação ao Brasil):
BRASIL EX: 10h

J            F            M          A           M           J             J           A            S            O            N      D
I_____I_____I_____I_____I_____I_____I_____I_____I_____I_____I___I
12h      13h/14h ............................................................................................13h/12h....................

De janeiro até o final de fevereiro a diferença entre Brasil e Irlanda é de 2 horas. Se no Brasil for 10 da manhã, será meio-dia na Irlanda.
No final de fevereiro o Brasil sai do horário de verão, atrasando os relógios brasileiros em 1 hora, portanto a diferença se torna de 3 horas, o padrão normal. Se no Brasil for 10 da manhã, será 13h na Irlanda.
No último final de semana de março a Irlanda entra em horário de verão, adiantando os relógios irlandeses em 1 hora, portanto a diferença se torna de 4 horas. Se no Brasil for 10 da manhã, será 14h na Irlanda. Esta diferença de fusos é a que dura mais tempo, do final de março até o final de outubro.
No final de outubro o Brasil entra em horário de verão, adiantando os relógios brasileiros em 1 hora, poranto a diferença diminui para 3 horas. Se no Brasil for 10 da manhã, será 13h na Irlanda.
Mas isto não dura muito, pois no último final de semana de outubro a Irlanda sai do horário de verão, atrasando seus relógios em 1 hora, e a diferença entre Brasil e Irlanda se torna novamente de 2 horas.
Se no Brasil for 10 da manhã, será meio-dia na Irlanda. Do final de outubro até o final do ano (na verdade até o final de fevereiro, como já visto).

CÓDIGO TELEFONE: +353

CLIMA: frio pra p# (não sei onde estou me metendo). 
Continuando a falar sério, é muito frio em questão de correntes oceânicas, ventos do oeste que carregam chuvas, e blá blá, blá, toda aquela aula de geografia que costumamos não prestar atenção. Mais há esperança no fim do túnel, lá é primavera agora, e as vezes o sol faz as honras, então não é só neve, frio, vento e chuva que enfrentarei.

Além de Dublin, a Irlanda tem mais algumas cidades (farei um post falando mais sobre elas). Pra mais detalhes sugiro o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cidades_na_Irlanda

Por hoje é só!
Bye




Nenhum comentário:

Postar um comentário