sexta-feira, 12 de julho de 2013

CURIOSIDADES - LIVROS E FILMES SOBRE IRLANDA/DUBLIN


Hi Guys!!!

Enquanto ainda falta 7 meses para minha viajem, vou falar de duas paixões: LIVROS E FILMES. E pra ligar com o assunto  curiosidades sobre Irlanda/Dublin resolvi dar uma pesquisada no que esses dois meios tem pra nos dizer sobre lá. 
Na lista abaixo, confesso que ainda não li nem assisti todos os livros e filmes, compartilho apenas para ler e assistir quando puder. Mais assim que ler ou assistir farei um resumo aqui mesmo.  Então vamos lá....



LIVROS



 - DUBLINESCAS - de Enrique Vila-Matas
 Grande parte de Dublinescas passa na capital da Irlanda, pois é lá, em um único dia, 16 de junho de 1904, que se desenrola a trama de um dos romances mais aclamados do século 20, Ulisses, do dublinense James Joyce (1882-1941). O romance conta a saga crítica de um editor falido, Samuel Riba, um francófilo morador de Barcelona, a cidade de Vila-Matas. Riba está imerso em várias crises: com a literatura, que vê fenecer sem a chegada de um novo gênio; com o casamento, porque já não se entende com a agora budista mulher; e com saúde e a vida social, porque parou de beber e passou a fugir dos amigos de copo.




 - UM SAFADO EM DUBLIN - de J.P. Donleavy
 Um safado em Dublin é um clássico da transgressão. Uma narrativa fulgurante e frenética contrastando com a paisagem cinzenta da Irlanda. Sebastian Dangerfield, o fascinante canalha, protagonista desta história, circula num mundo de delírio, pobreza e de personagens insólitos, que contracenam no período difícil do pós-guerra. 







- TRILOGIA IRLANDESA - de Nora Roberts

Sobre a trilogia deixo um link que explica melhor. 



- UMA CASA NA IRLANDA - de Maeve Binchy
 Ria e Marylin não se conhecem - vivem a milhares de quilômetros de distância, separadas pelo oceano Atlântico: um numa grande e acolhedora casa vitoriana em Tara Road, Dublin, a outra numa casa moderna em Nova Inglaterra. Seria difícil encontrar duas mulheres mais diferentes; a vida de Ria centra-se na sua família e nos seus amigos, enquanto a de Marylin conheceu muito sofrimento. Mas quando cada uma delas precisa de sair do ambiente que as rodeia, uma troca de casas parece ser a solução ideal. Juntamente com as casa emprestadas surgem os vizinhos e os amigos, os mexericos e as especulações quando Ria e Marylin trocam de casas durante o Verão...

Saga em dois volumes:

- OS PRÍNCIPES DA IRLANDA - de Edward Rutherford
Ora mostrando os romances , ora interligando os fatos históricos, Edward Rutherfurd apresenta um relato apaixonado sobre a criação da Irlanda desde 430 d.C. até 1.533. O livro é um histórico, com mitos, romances, reinados, políticas , invasões romanas e vickings e a grande partida para conquistar a Inglaterra.







- O DESPERTAR DA IRLANDA - de Edward Rutherford
Depois do sucesso de Os Príncipes da Irlanda, onde retrata os mais significativos acontecimentos da história irlandesa até o século XVI, Edward Rutherfurd visita de novo as verdes planícies da terra de Joyce.
O Despertar da Irlanda abrange o período entre 1597 e as primeiras décadas do século XX. Através do cotidiano de gerações de diversas famílias, afetadas pelas convulsões sociais e políticas da época, ele traça o perfil desse país e seu povo, transformando em personagem uma das mais intrigantes nações europeias.




FILMES

PS, I Love You (PS, Eu Te Amo) é o primeiro romance escrito pela irlandesa Cecelia Ahern, publicada em 2004. O livro alcançou o 1º lugar como best-seller na Irlanda por 19 semanas.
Resuminho: Gerry e Holly eram namorados e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

- The Dead (Os Vivos e os Mortos) é um filme britânico estadunidense de 1987 dirigido por John Huston e estrelado por sua filha Anjelica Huston. É uma adaptação do conto de mesmo nome do livro Dublinenses, de James JoyceThe Dead foi o último filme que Hudson dirigiu, e foi liberado postumamente.
Resuminho: O filme tem lugar no início do século XX, a cidade de Dublin celebra o Dia dos Reis em meio à neve. A história se concentra sobre o acadêmico Gabriel Conroy e sua esposa Gretta Conroy, que lhe conta as memórias de um falecido amante.



- Evelyn é um filme dramático lançado em 2002, baseado na história real de Desmond Doyle que brigou contra o governo Irlandês para ter de volta os seus filhos.









- Michael Collins (Michael Collins - O preço da liberdade) é um filme co-produzido nos Estados UnidosIrlanda e Reino Unido de 1996, do gênero dramabiográfico, dirigido por Neil Jordan que conta a vida de Michael Collins, patriota e revolucionário irlandês.
















- Once
 ( Apenas Uma Vez) é um filme musical irlandês de 2007 escrito e dirigido por John Carney. Rodado em DublinIrlanda, este drama naturalista é estrelado pelos músicos Glen Hansard (da popular banda de rock irlandesa "The Frames") e Markéta Irglová (compositora e instrumentista nascida na República Checa). Hansard e Irglová compuseram e executaram todas (exceto uma) as canções originais do filme.




- CASA COMIGO - O filme dirigido por Anand Tucker é basicamente uma comédia romântica clássica. A história tem uma premissa inédita, porém cai na mesma fórmula repetitiva dos longas do estilo. No entanto, se sobressai por sua boa condução, ambientação e a ótima atuação da atriz Amy Adams. A história nos traz uma jovem e bem sucedida mulher de Nova York , que viaja para Dublin, na Irlanda para pedir o namorado em casamento, já que no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto,  segundo a tradição irlandesa, a mulher tem o direito de pedir a mão do homem em casamento. 



Bom, esses com certeza foram alguns. Mas se alguém souber de mais e quiser compartilhar é só mandar ou comentar. Vai ajudar muito para os curiosos de plantão!!!

Thanks!
See you!



7 comentários:

  1. Nossa que legal, não sabia que PS, Eu Te Amo era na Irlanda. rsrs
    Geralmente eu assisto e nem lembro onde se passou o filme. Agora vou até assistir de novo pra ver. Bacana esse resumo, vou tentar ver outros tbém.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que nem eu sabia Renata...rs. Meu namorado que falou uma vez ai tive que pesquisar para crer. Eu não tinha gostado do filme, agora vou ter que ver de novo tbém, vai que até mudo de ideia.
      Um colega de um grupo falou que ONCE é bom, vai ser o próximo!
      Bom filme!


      Excluir
    2. Ah sim, ouvi falar. Obrigada!

      Excluir
  2. Qual site consigo assistir online ONCE??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacati, encontrei esse aqui, inclusive já salvei para assistir.

      http://www.armagedomfilmes.biz/?p=77525

      Bom filme!

      Excluir
  3. Day, eu já tinho assistido Once e me apaixoneiii pelo filme! Amooo!! P.S. Eu te amo, eu fui me tocar depois que se passa na Irlanda, adorei também. Bons filmes, obrigadas pelas dicas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. :D
      Gostei da pesquisa.
      Eu assiste essa semana! Amei tbém. Muito lindo. E tive que assistir P.S. Eu te amo de novo. rsrs.



      Excluir