sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

INTERCÂMBIO E UM TURBILHÃO DE SENSAÇÕES - by Raissa Stefano


Raissa Stefano, 23 anos
Primeiramente, devo agradecer à Diana por abrir este espaço para nós, futuros intercambista, a fim de dividirmos as experiências, ansiedades, dúvidas e metas!

Bom, dizer quando tive essa ideia de morar fora é um tanto quanto complicado. Tenho uma grande amiga que diz que desde sempre eu falo que meu maior sonho é conhecer e viver em outro país, mas pra ser bem sincera eu não me lembro....
 


Quando saí da escola, resolvi cursar a faculdade de Tradutor e Intérprete – um curso que exigia fluência em língua inglesa. Foi então que meu desejo começou a se concretizar. Praticamente todos da minha sala pretendiam fazer um intercâmbio, afinal, é premissa básica de o tradutor conhecer todas as nuances da língua a ser traduzida. Acredito que esse contato direto com a língua (que se transformou em paixão), a necessidade de sabê-la a ponto de ter que viajar para fora e amizades que pensavam o mesmo que eu,  fizeram com que a ideia fosse cada vez mais forte em minha mente. Por uma questão de mercado, decidi trancar o curso de tradução, mas tinha certeza de que qualquer fosse o curso, não poderia perder o contato com o idioma. Resolvi cursar Secretariado Executivo Trilíngue e me formei.

Acredito que todos que estão inseridos no mercado de trabalho atual têm noção do que é ter no currículo a vivência em outro país e comigo não é diferente. Novamente senti a necessidade de morar fora e então, juntei meu diploma, minha maturidade, minha necessidade e meu sonho e resolvi que assim que me formasse, daria entrada em tudo! 

Pesquisei MUITO, li MUITO, enchi o saco DE MUITA GENTE. A principio, meu desejo era conhecer a África do Sul, mas a facilidade de entrada na Irlanda, alguns depoimentos de quem já foi,  os comentários de uma amiga que está lá e fato de poder conhecer outros lugares da Europa, fizeram com que eu fechasse meu curso com agência STW (uma agência lá de Floripa pela qual minha amiga que está lá foi). 

Espero aproveitar ao máximo o curso que será oferecido pela escola ECM e também conseguir um emprego logo pra granar não faltar... De resto, prefiro não fazer planos!

E o que dizer há 2 meses do meu embarque? 
Eu estou tranquila até demais, sério! Tudo o que faço é me baseando na viagem, todo dinheiro que gasto, penso antes na viagem, mas parece que sempre estive destinada a isso, o que possa explicar o fato de eu estar tão tranquila... Também acho que namorar há 4 anos faça com que eu ache que minha viagem esteja tão longe, apesar de não estar....

E deixo um recado pra você que está lendo e pensando : “ Ah, é muito fácil estar tranquila sabendo que daqui 2 meses você estará na Europa” . Gente, é um turbilhãaaooo de sensações! É um paradoxo imensoooo!  É dúvida, é receio, é curiosidade, é saudade, é empolgação, é medo, é euforia... Saber que você deixará a comodidade do seu lar, sua família, seus gatos (no meu caso) e aquele que você ama, para encarar um sonho teu, é muito difícil. Mas como diz aquela música “cada escolha, uma renúncia essa é a vida”,e ela é sábia...


Eu espero voltar mil vezes melhor do que quando parti e com certeza, quando eu tiver filhos, vou fazer o que minha mãe fez por mim. Vou apoiá-los e ajudá-los no que for preciso. Tenho certeza que fazer intercâmbio deve ser umas das melhores experiências que uma pessoa possa ter na vida, e olha que ainda nem fiz.... :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário